Disco 100%: Como resolver?

Se o seu computador está apresentando lentidão ou travamentos, pode ser que o seu disco esteja usando 100% do Windows. Nesse tutorial, te ensino a resolver esse problema.

Muitos usuários do Windows 10 relatam problemas de lentidão e travamentos durante a utilização do sistema operacional no dia a dia, e podemos combinar que não existe coisa pior do que precisar usar o computador e ter que aguardar a boa vontade dele para abrir os arquivos, pastas ou o navegador.

O Gerenciador de Tarefas, além de exibir quais programas e serviços estão ativos, nos traz muitas informações úteis para auxiliar no monitoramento de desempenho do computador, como uso de memória, CPU e disco. Se você observar que o uso de disco está em 100%, isso significa que sua máquina atingiu o limite máximo, e o desempenho do sistema será prejudicado.

Quando isso acontece, existem algumas configurações que podem ser feitas para resolver o problema, confira:

1. Desative o início automático de programas

Quando instalamos um programa no computador, um serviço de início automático é criado para que toda vez que você ligue o computador, o programa inicie junto. Isso é um problema porque o programa será carregado junto com os componentes do Windows, e dependendo do tipo do programa isso pode pesar muito no carregamento e causar a lentidão.

Para desativar, aperte no teclado o atalho Windows + R para abrir o Executar, digite o comando msconfig e clique em OK.

Após isso, navegue até a aba Serviços, marque a opção “Ocultar todos os serviços Microsoft” e em seguida clique em Desabilitar tudo.

Feito isso, clique em Aplicar e depois OK, reinicie o seu computador e verifique se o problema foi resolvido.

2. Atualize o sistema operacional

Algumas pessoas tem receio de atualizar o Windows, porém muitas das vezes as atualizações resolvem erros misteriosos do sistema operacional, e disco 100% é um desses erros que pode ser resolvido com essas atualizações.

Para isso, acesse Configurações -> Atualização e Segurança -> Windows Update -> Verificar se há atualizações.

Se o Windows encontrar atualizações pendentes, atualize e reinicie o computador.

3. Remova malwares

Vírus e malwares afetam diretamente o desempenho do computador, e sem dúvidas pode ser o motivo de seu sistema operacional estar lento ou travando.

É de extrema importância tomar cuidado ao navegar em sites ou abrir anexos de e-mails desconhecidos, porque pode acabar infectando o seu computador com algum malware que pode prejudicar o desempenho do Windows ou até mesmo comprometer os seus dados e arquivos pessoais.

Existem softwares gratuitos que removem esses malwares, como o CCleaner e o AdwCleaner Malware Bytes, mas é necessário ter um bom Antivírus ativo em sua máquina para impedir que vírus e malwares infectem o seu computador. O Avast e o Kapersky são ótimas opções de antivírus funcionais e que possuem versão gratuita, porém é muito interessante conseguir a versão licenciada por oferecer muito mais recursos e segurança.

4. Execute a verificação de disco

Embora na maioria das vezes o disco em 100% seja um problema lógico, é sempre bom descartar algum problema físico. Para isso, existe a verificação de disco através.

Na barra de pesquisa do Windows busque por Prompt de Comando e execute como administrador. 

Digite o comando “chkdsk” e pressione enter, aguarde a conclusão.

5. Altere as configurações de desempenho

Se você já realizou todos os passos acima e o problema ainda continua, pode ser necessário alterar as configurações de desempenho do sistema operacional. O Windows 10 possui uma série de efeitos e animações imperceptíveis no uso do sistema, mas que afetam bastante no desempenho.

Acesse o Windows Explorer, navegue até Este Computador e clique com o botão direito do mouse sobre ele, selecione Propriedades.

Na barra lateral esquerda, clique em Configurações avançadas do sistema e vá na aba “Avançado“.

Selecione “Configurações” no campo Desempenho e marquei a opção “Ajustar para obter um melhor desempenho”. Eu, particularmente, gosto de deixar apenas aquelas três opções marcadas, mas isso vai de cada um.

Clique em Aplicar e depois OK.

Conclusões

Se você realizou todos esses procedimentos e o seu problema com o uso do disco 100% em seu Windows 10 ainda continua, talvez você precise substituir o disco rígido.

No geral, o HD nunca deve estar em 100% de uso, então se isso acontecer, você deve corrigir o problema ou arriscar um computador muito lento.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram